Morihei Ueshiba , conhecido como O-Sensei (grande professor), nasceu em novembro de 1883 em Tanabe, província de Kii, atualmente prefeitura de Wakayama, Japão.

Ueshiba era um artista marcial extraordinário; um mestre da espada, do bastão, da lança e da arte do jiu-jítsu. Além disso, tinha também uma forte motivação espiritual.

Para ele, as artes marciais não deveriam ter finalidade destrutiva ou competitiva, mas sim servir como um caminho para se manter a paz e compreender o universo. Com esse objetivo, dedicou-se profundamente ao estudo da religião Shinto, que cultua a adoração à natureza.

Um episódio

Na primavera de 1925, após um desentendimento com um oficial da marinha japonesa, O-Sensei foi atacado com uma espada.

Apesar da fúria e dos inúmeros ataques, o agressor não conseguia nem mesmo tocá-lo, sendo levado à exaustão e desistindo.

Posteriormente, Ueshiba explicou que conseguia prever a intenção do oficial, bastando assim, mover-se com antecedência e desviar-se calmamente. Este acontecimento teve uma forte influência no que viria a seguir.

Sucessão

Ueshiba faleceu em 1969, aos 86 anos de idade. Após sua morte, seu filho Kisshomaru Ueshiba assumiu o posto de Doshu (líder) do Aikido. Kisshomaru dedicou sua vida à difusão da arte criada por seu pai.

Kisshomaru liderou o Aikido até janeiro de 1999, quando também faleceu. Seu sucessor e atual doshu é Moriteru Ueshiba, filho de Kisshomaru e neto de O-Sensei.