Aikido é uma arte marcial japonesa fundada na década de 1920 pelo mestre Morihei Ueshiba, popularmente conhecido como O-Sensei (grande professor).  A palavra  é formada por três caracteres que podem ser traduzidos como "o caminho da harmonia espiritual".

Nos últimos anos, o Aikido vem ganhando espaço na mídia devido a sua eficiência como defesa pessoal e principalmente à sua filosofia singular, que proporciona aos praticantes equilíbrio físico e mental.

Não competição

No Aikido há uma grande variedade de técnicas: torções, arremessos, golpes percussivos (socos, chutes...) e imobilizações.

Apesar disso, as sessões de treinamento são realizadas num clima de amizade e cooperação. Não existem campeonatos e nem competições de qualquer tipo. Tal fato se dá por dois motivos: Primeiro, pela ideologia do fundador, preservada pela Fundação Aikikai; e segundo, pela impossibilidade de se realizar uma competição numa arte marcial onde um golpe pode definir a vida e a morte.

A dinâmica do Aikido

Apesar de contar com uma gama variada de técnicas, incluindo projeções, imobilizações, torções, socos etc, a essência de toda a técnica do Aikido está na física. Os resultados são conseguidos com o uso preciso da força de alavanca, da inércia, da gravidade e da ação das forças centrífuga e centrípeta.

Em termos práticos, isso significa que o objetivo é captar e redirecionar a energia do ataque, proporcionando controle sobre o próprio atacante.

O treinamento

A melhora do condicionamento físico, a flexibilidade e o desenvolvimento dos músculos ocorrem naturalmente em conseqüência do treinamento, mas a eficácia das técnicas não depende da força ou tamanho do praticante.

Isso permite que as pessoas treinem com foco em seus objetivos pessoais e em seu estágio individual de desenvolvimento. Por isso o Aikido pode ser praticado por homens, mulheres e crianças de todas as idades.

Que saber mais sobre nós?